Prazo para as inscrições do Enem 2012 termina hoje (15)

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 (Enem) têm até às 23h59 desta sexta-feira (15) para se inscreverem. As inscrições são feitas somente pela internet no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a taxa é de R$ 35,00.

São isentos deste valor os alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas – federais, estaduais e municipais. Já os demais participantes, devem apresentar declaração que comprove a carência financeira. O documento deve ser aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cartão de confirmação de matricula será enviado para o endereço eletrônico que o candidato cadastrar no ato da matricula e poderá ser confirmado até o dia 26 de outubro. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), mais de quatro milhões de estudantes já haviam se inscrito no Enem até terça-feira (12).

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia de avaliação, no sábado (3), as provas duram quatro horas e meia e os candidatos devem responder a questões sobre ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), eles respondem as questões de português, matemática e língua estrangeira: espanhol ou inglês. E têm mais 30 minutos para escrever a redação.

Exame é porta de entrada para universidade

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira. “O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos”, disse. Ele destacou ainda que um dos focos do MEC é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

O Enem avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio. O exame é usado ainda como parte do processo seletivo para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. A nota do Enem também é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar nas instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SisU).

Em 2012, o Enem passou a ser utilizado como certificado de conclusão do ensino médio, caso o estudante atenda aos requisitos da portaria Nº 10 do Ministério da Educação.

Mercadante também lembrou que as informações obtidas na inscrição facilitam para a preparação da aplicação das provas, como quantidade de candidatos com deficiência, salas especiais, testes em braile, entre outros. “Tudo isso é pesquisado na inscrição e nos permite fazer um bom planejamento. Mudamos bastante o modelo de correção do Enem, que terá critérios mais objetivos e rigorosos”, ressaltou.

Mudanças

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

“A partir de julho os estudantes terão o guia do Enem inclusive com exemplos de boas e com isso esperamos dar boas condições para os estudantes e corretores., tendo um Enem tranqüilo e para os estudantes darem um passe importante na vida escolar”, concluiu o ministro.

Fonte: Portal Planalto

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s